Ejaculação Precoce
O Que é, Como Identificar, Causas e Tratamento
Ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina que acelera o processo de ejaculação durante o ato sexual. Estima-se que esse distúrbio afeta em média um a cada três homens no Brasil. Ou seja, cerca de 33%. No entanto, alguns estudiosos afirmam que pode afetar até 39% dos homens em algum momento de suas vidas. Ademais, é caracterizada pela ocorrência do orgasmo logo nos primeiros segundos após a penetração ou antes mesmo de penetrar. Mas, sem que o homem tenha qualquer controle sobre esse evento.
Às vezes, o problema também é chamado de “ejaculação rápida” ou “orgasmo precoce”. E para muitos homens é frustrante, causa vergonha e torna o sexo menos agradável. Além disso, pode até impactar severamente no relacionamento do casal. Contudo, a ejaculação precoce não é considerada uma doença. Ela é um sintoma que pode aparecer por diversos problemas (orgânicos ou psicológicos por exemplo).
É mais comum entre os adolescentes. E isso se deve principalmente às alterações hormonais que os deixam mais excitáveis, bem como à pouca experiência sexual. Contudo, também pode atingir homens adultos. Neste caso, principalmente devido à fatores psicológicos como ansiedade, estresse, medo, insegurança, etc. Além disso, também pode estar relacionado ao avançar da idade. Por isso, ao aparecer o sintoma é necessário investigar a origem. E assim, buscar o tratamento apropriado. Mas, para podermos melhor entender o que é a ejaculação precoce, primeiro é preciso definir e entender a própria ejaculação.
Entendendo o Mecanismo da Ejaculação
A ejaculação é controlada pelo sistema nervoso central. Ela ocorre quando há liberação do esperma através do pênis. Como é óbvio, a fase de excitação precede a ejaculação. E é na excitação que acontece a ereção. Dessa forma, quando ocorre o estimulo sexual do homem, o sistema nervoso central emite sinais para a medula espinhal e para o cérebro. Após certo nível de excitação, o cérebro retransmite estes sinais para os órgãos do sistema reprodutor. Por fim, isso faz com que o pênis libere o esperma e ocorra a ejaculação em duas etapas: emissão e expulsão.
A emissão é a migração de espermatozoides dos testículos para a próstata e depois até a base do pênis. É na próstata que os espermatozoides juntam-se ao líquido seminal formando o esperma. Essa migração é feita através dos canais deferentes. Por estes dutos, fluem os espermatozoides desde os testículos até a base do pênis, passando pela próstata. Por fim, a expulsão ocorre quando os músculos da base do pênis se contraem e forçam a saída do esperma pelo pênis.
Enfim, embora alguns homens possam ter orgasmos sem ejacular, o comum é que ejaculação e orgasmo ocorram ao mesmo tempo. Além disso, é comum o término da ereção após a ejaculação. Portanto, quando a ejaculação ocorre de forma prematura, com um mínimo de estimulo, com recorrência, e antes que o homem queira, fica caracteriza a ejaculação precoce.
Como Identificar a Ejaculação Precoce
A ejaculação precoce se caracteriza pela ocorrência de orgasmo com um mínimo de estímulo, com certa recorrência e antes que o homem deseje. Pode ocorrer nos primeiros instantes, imediatamente após ou mesmo antes da penetração. Mas, sempre acontece sem que o homem queira. E sem que tenha controle sobre isso.
Portanto, a ejaculação precoce ocorre quando o homem ejacula de forma prematura. Ou seja, antes do momento que gostaria. Não há um tempo mínimo que defina a ejaculação como “precoce”. Ela pode ocorrer antes, 10 segundos ou 1 minutos após a penetração. Entretanto, alguns estudiosos a identificam pela ocorrência de alguns pontos característicos. Primeiro, ejacular sempre antes ou em menos de um minuto após a penetração. Segundo, isso se repete com frequência. Terceiro, com frequência não é possível retardar a ejaculação.
Outros, a identificam pela incapacidade do homem de satisfazer a sua parceira em 50% ou mais das relações sexuais. Neste caso, a ejaculação ocorre antes da realização plena da parceira. Além disso, ela não tem problemas que a impeça de ter orgasmos. Ainda, a ejaculação precoce também pode ser identificada pela ejaculação que ocorre em menos de 2 minutos após a penetração ou em menos de 10 impulsões.
Contudo, as vezes o descompasso entre a ejaculação e a satisfação da parceira existe. Pois, algumas mulheres necessitam de mais tempo para o orgasmo. Além disso, o diagnóstico preciso da ejaculação precoce requer que o distúrbio aconteça com frequência. Portanto, caso raramente aconteça, não há motivo para preocupação. Ademais, um homem saudável precisa de dois a quatro minutos, em média, para ejacular.
Causas da Ejaculação Precoce
A ejaculação precoce possui origem multifatorial. Ou seja, as causas podem estar relacionadas a fatores diversos e exigir tratamentos variados. A disfunção não tem uma causa exata. Assim, pode estar relacionada a fatores físicos, biológicos e até psicológicos. Contudo, na maioria das vezes as principais causas provém de fatores psicológicos. Mas, é uma disfunção sexual muito comum. E que pode ser tratada com remédios, orientações, técnicas e exercícios para retardar a ejaculação.
Da mesma forma, a ejaculação precoce também pode estar relacionada à idade. De fato, em homens jovens o problema frequentemente está associado à ansiedade. Isso ocorre principalmente devido às alterações hormonais bem como a pouca experiência sexual. No caso dos idosos, é mais frequente nos quadros clínicos associados à depressão, hipertiroidismo, inflamações da próstata, diabetes, hipertensão, obesidade e disfunção erétil. Abaixo, segue uma relação dos principais fatores causadores da ejaculação precoce.
Fatores Psicológicos:
1 – Ansiedade;
2 – Preocupação excessiva, sentimento de culpa, estresse e cansaço;
3 – Insegurança ou medo de não satisfazer a parceira;
4 – Expectativas irreais quanto ao desempenho sexual;
5 – Problemas no relacionamento com a parceira;
6 – Histórico de repressão da sexualidade
7 – Transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade, dentre outros;
8 – Experiências sexuais ou amorosas mal sucedidas;
9 – Abuso sexual;
10 – Impotência sexual ou disfunção erétil (causas psicológicas).
Fatores Físicos e Biológicos:
1 – Hipersensibilidade da glande;
2 – Disfunções hormonais;
3 – Inflamação ou infecções na próstata ou uretra;
4 – Distúrbios da tireoide;
5 – Fatores genéticos;
6 – Aumento dos níveis de neurotransmissores;
7 – Impotência sexual ou disfunção erétil (causas orgânicas);
8 – Doenças genéticas ou hereditárias;
9 – Diabete;
10 – Distúrbios neurológicos;
11 – Abuso de álcool e outras substâncias;
12 – Uso de determinados tipos de remédios.
Como Tratar a Ejaculação Precoce
Como já dito, fatores psicológicos, físicos, biológicos e até a idade, estão entre as causas da ejaculação precoce. Além disso, é uma disfunção que pode causar experiências estressantes e difíceis pro homem. E com potencial para afetar o relacionamento do casal. Contudo, é uma disfunção muito comum, frequente e que pode sim ser tratada de forma eficaz.
Atualmente, o tratamento pode exigir abordagens variadas a depender da causa. Dessa forma, é comum o uso de remédios, psicoterapia (terapia sexual), técnicas e exercícios para retardar a ejaculação. Além disso, o uso de pomadas e géis também fazem parte das opções de tratamento e controle da disfunção.
Por fim, para conhecer em detalhes as técnicas e exercícios que podem ser empregadas no tratamento e prevenção da ejaculação precoce, leia o artigo “Ejaculação Precoce Tratamento” do site Portal do Erotismo (portaldoerotismo.com). O Portal do Erotismo trás um série de artigos relacionados às principais Disfunções Sexuais. E mais, uma série de produtos que podem auxiliar no tratamento e controle de todas elas, inclusive a ejaculação precoce.